Site Docente
ANTONIO MANUEL C P FERNANDES
Departamento de Artes e Arquitetura

 

 


Currículo

 

 

 

Sou Arquiteto Urbanista formado pela Universidade Católica de Goiás em 1973 (segunda turma da escola); monitor durante os dois últimos anos de curso (72/73) fui contratado em março de 1974 como Auxiliar de Ensino.

Em 1975 participei do 1º Curso de Conforto Ambiental para Docentes de Arquitetura patrocinado pela ABEA e ministrado pela FAU/USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP): uma especialização com 360 horas.

Comecei na docência na área de Desenho (Geometria Descritiva, Desenho Geométrico, Desenho Técnico e Desenho Arquitetônico); fui professor, e ainda sou eventualmente, de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso - TC; tenho participado, com regularidade, das Bancas de Avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TC.

Desde o final dos anos 70 tenho me dedicado especialmente à área de Conforto Ambiental, mais especificamente, Conforto Térmico. Em 1982/83 participei de estágio de longa duração junto ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC, em Lisboa – Portugal, com licença remunerada concedida por esta universidade e apoio institucional e bolsa complementar do CNPq. Nesses 2 anos produzi e foi publicada pelo LNEC uma coleção de seis textos com o título Conforto Ambiental e Ensino da Arquitetura - 4 sobre Térmica, um sobre Iluminação Natural e um sobre Acústica. As publicações sobre Térmica foram base para a montagem da disciplina de Conforto Térmico que ministro até o presente momento.

As apostilas que fui elaborando e aperfeiçoando transformaram-se em livro: Clima, homem e arquitetura, publicado em 2006 (Goiânia, Trilhas Urbanas).

Em 2007 concluí o mestrado em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPAR com a apresentação, aprovação e publicação da Dissertação Arquitetura e sombreamento - parâmetros para a região climática de Goiânia.

Na segunda metade dos anos 90 fui co-autor de projetos de arquitetura de diversos edifícios da universidade, tais como: o conjunto de blocos C, D, E e F na área 3; o bloco B na área 2 e os blocos C e D na área 4. Em todos eles adotaram-se soluções que têm a ver com a disciplina Conforto Térmico, e são referidos em aula como exemplos de aplicação da maioria dos resultados dos estudos de Conforto Ambiental. Elaborei o Projeto Acústico dos Auditórios das Áreas 3, 4 e do Teatro da Área 5.

Fui Diretor do Departamento de Artes e Arquitetura entre 1979/81.

Fui Vicereitor para Assuntos Acadêmicos da Universidade Católica de Goiás em 1985/87.

 


 

 

Copyrights © 2019 Equipe Internet - Todos direitos reservados.Universidade Católica de Goiás - Brasil
Av. Universitária 1.440 - Setor Universitário - Goiânia - GO - CEP 74605-010
anuncio