Site Docente
JOSE CARLOS LIBANEO
Departamento de Educação

 

 


Disciplina Teorias da educação e processos pedagogicos (NEE0041)

Avaliação


Exercícios


Material de Apoio

A didática desenvolvimental e o currículo de formação profissional de professores

A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender:a Teoria Histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov

A Educação e a Ilusão Liberal

A ELABORAÇÃO DO PLANO DE ENSINO CONFORME A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

A ESCOLA BRASILEIRA EM FACE DE UM DUALISMO PERVERSO: ESCOLA DO CONHECIMENTO PARA OS RICOS, ESCOLA DO ACOLHIMENTO SOCIAL PARA OS POBRES

A ESCOLA DE RESULTADOS EM GOIÁS: ANÁLISE CRÍTICA DO DOCUMENTO “DIRETRIZES DO PACTO PELA EDUCAÇÃO: REFORMA EDUCACIONAL GOIANA”

A INTEGRAÇÃO ENTRE DIDÁTICA E EPISTEMOLOGIA DAS DISCIPLINAS: UMA VIA PARA A RENOVAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA DIDÁTICA

A MERITOCRACIA NA CONTRAMÃO DA LUTA PELA GARANTIA DO PISO E DA CARREIRA DE PROFESSOR

A persistente dissociação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento disciplinar na formação de professores: problemas e perspectivas

A prática pedagogica e o desafio do paradigma emergente

A TEORIA DO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E O PLANEJAMENTO DE ENSINO

A trajetória histórica da didática

Adeus professor, adeus professora? A identidade do professor na contemporaneidade

AFETIVIDADE E COGNIÇÃO: ROMPENDO A DICOTOMIA NA EDUCAÇÃO

ALGUNS ASPECTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO GOVERNO LULA E SUA REPERCUSSÃO NO FUCIONAMENTO DAS ESCOLAS

AS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES, UM OBJETO ALTAMENTE PROBLEMÁTICO

AS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES: SCLARECIMENTOS CONCEITUAIS

AS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA E A APRENDIZAGEM DE PROFESSORES E ALUNOS

As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS PARA UM EXAME CRÍTICO DA DISCUSSÃO ATUAL NO BRASIL

CONTEÚDOS, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E ENSINO COM PESQUISA: UNINDO ENSINO E MODOS DE INVESTIGAÇÃO

Cultura jovem, mídias e escola: o que muda no trabalho dos professores?

Davydov Problemas do Ensino Desenvolvimental (livro completo)

Didática e docência: formação e trabalho de professores da educação básica

DIDÁTICA E EPISTEMOLOGIA: PARA ALÉM DO EMBATE ENTRE A DIDÁTICA E AS DIDÁTICAS ESPECÍFICAS

Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas

Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais

Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas...

Didática: velhos e novos temas

DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO: IMPACTOS NAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E NOS SABERES DISCIPLINARES

Do paradigma da consciência ao paradigma da linguagem

Ensinar e aprender/aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM QUESTÃO: LUGAR DE ACOLHIMENTO SOCIAL OU DE ENSINO-APRENDIZAGEM?

Escola pública brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais?

EXPERIÊNCIA E POBREZA

Finalidades e objetivos da educação escolar e a atuação dos organismos internacionais: o caso do Brasil

Finalidades educativas escolares e internacionalização das políticas educacionais: impactos no currículo e na pedagogia

FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES EM DISPUTA, CURRÍCULO E DIDÁTICA

Finalidades educativas escolares,diversidade sociocultural e didática

Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano

Formar um conceito: como aprender por conceitos

Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia crítico-social dos conteúdos

Internacionalização das políticas educacionais e o funcionamento curricular e pedagógico das escolas

Internacionalização das politicas educacionais...

JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841): VIDA, OBRA E PENSAMENTO

La era digital. Nuevos desafíos educativos

La tensión entre instrución y socialización en las prácticas...

Método dialético ou o método da ascenção do abstrato ao concreto

Novas tecnologias e mediação pedagógica

O CAMPO TEÓRICO-INVESTIGATIVO DA PEDAGOGIA, A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E A PESQUISA PEDAGÓGICA

O campo teórico-investigativo e profissional da didática e a formação de professores

O DECLÍNIO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: APONTAMENTOS PARA UM ESTUDO CRÍTICO

O ENSINO DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE: A AULA UNIVERSITÁRIA

O problema da generalização e do conceito na teoria de Vygotsky

O problema dos referenciais sobre qualidade do ensino público: comentário crítico sobre o eixo iv documento-referência da II CONAE (2014

O que é a atividade de estudo? (Davidov)

O utilitarismo de assalto às ciencias da educação

Pedagogia Tradicional: notas introdutórias

PENSAR E ATUAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E DIDÁTICAS

Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar

Que são habilidades intelectuais?

Radical-local teaching and learning: a cultural-historical approach

Relaçoes entre teorias pedagógicas e teorias do conhecimento

Rui e as Lições de coisas

Sistema de ensino, escola, sala de aula: onde se produz a qualidade das aprendizagens?

Sobre as funções sociais da escola

TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E METODOLOGIA DE ENSINO: PARA APRENDER A PENSAR GEOGRAFICAMENTE

TEXTOS SELECIONADOS DE COMÊNIO, ROUSSEAU, PESTALOZZI E KANT

Uma abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade

VALERÁ A PENA INVESTIR DINHEIRO PÚBLICO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL?

Visão crítica sobre as diferentes abordagens metodológicas na área das ciências humanas e sociais


Plano de Aula


 

 

Copyrights © 2019 Equipe Internet - Todos direitos reservados.Universidade Católica de Goiás - Brasil
Av. Universitária 1.440 - Setor Universitário - Goiânia - GO - CEP 74605-010
anuncio