Site Docente
RUZELL NOGUEIRA DE ARAUJO
Departamento de Ciências Contábeis

 

 


Histórico

 

Ruzell Nogueira de Araujo, brasileiro, casado, professor, contador e advogado, filho de Roberto de Araujo e Nicephora Nogueira de Rezende. Nascido em Goiânia no dia 14 de maio de 1980. 

 

TÓPICO PROFESSOR: Atuo como professor desde o ano de 2008.

 

Professor na PUC Goiás desde o ano de 2012, porém efetivo a partir de 12 de fevereiro de 2014, lotado na Escola de Gestão e Negócios, Curso de Ciências Contábeis. ​ 

 

Iniciei a carreira de professor sem mesmo fazer Pedagogia, Letras ou outro curso correlato. Concluí o curso de Ciências Contábeis e especialização em Auditoria e Análise de Balanço. Faço questão de deixar explícita esta informação considerando que possa ter algum aluno que se identifique ou se interesse em seguir a carreira de docente, sabendo, portanto, que pode vir a ganhar tempo em preparo, com menor desgaste possível.

 

Assim como as demais profissões, a do professor também experimentou o gosto das mudanças e evoluções. Ainda que no início da carreira de educador não tenha realizado algo específico, busquei informações a respeito, pois ao longo desses dez anos  de sala de aula, confesso que apanhei bastante, na busca por transmitir conhecimento. Com o tempo, percebi que isso não era suficiente. Precisava colocar os discentes para pensar. pois a melhor forma de aprender é pensando e não decorando, como faz crer o ensino tradicional. Veja a citação do professor Paulo Freire “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Freire, 1996, p.21).

 

Sendo assim, concluo compreendendo que a participação do aluno deve ser ativa, contínua e não tão passiva, como nos ensinos tradicionais. Preciso da ajuda do aluno. Como costumo falar em sala de aula, “CONVERSA COMIGO”.

 

TÓPICO CONTADOR: Atuo como contabilista desde o ano de 2004 e como contador desde 2006.

 

Sócio-administrador da Click Contabilidade Digital desde o ano de 2004. Inicialmente, o empreendimento contábil recebia o nome de WR Contabilidade, que representa Wesley e Ruzell. Até então a empresa não tinha CNPJ. Atuávamos como autônomos. No ano de 2009 a empresa foi constituída no centro da cidade de Goiânia, especificamente no Edifício Governador Magalhães Pinto.

 

Wesley Ribeiro da Silva foi meu colega de universidade, na antiga UCG e agora PUC Goiás. Gosto de fazer esse relato para que você, enquanto aluno da Escola de Gestão e Negócio, esteja sempre muito atento. Seu comportamento pode refletir em possíveis negócios, ou não. Visualize em seus colegas de sala potenciais sócios, parceiros, fornecedores, clientes e etc.

 

Formamos no ano de 2006, porém como seria possível exercer a profissão contábil, sendo que um dos requisitos da contabilidade é ter o CRC? Vale esclarecer: quando concluí o ensino médio, fiz o Curso Técnico em Contabilidade no Colégio Estadual Rui Barbosa, o qual me habilitava a exercer a profissão da contabilidade, ou seja, era contabilista, nível técnico. Com a graduação em Ciências Contábeis, me tornei contador, nível superior.

 

Diante do exposto, sugiro que você deve construir o cenário para entrar na área da contabilidade o mais rápido possível. Antes de concluir a graduação? A resposta é “SIM”. Quanto antes estiver utilizando a contabilidade, maior será seu crescimento. “Melhor ganhar pouco no decorrer da graduação do que após a conclusão da graduação.” Ruzell Nogueira.

 

TÓPICO ADVOGADO: Atuo como advogado desde o ano de 2015.

 

Sócio-administrador da Ruzell Nogueira Advogados desde o ano de 2016. Inicialmente, minha carreira jurídica era em sociedade com mais três colegas. Porém, no final do ano de 2016 houve a dissolução da sociedade. No inicio do ano de 2017 fiz uma nova tentativa de sociedade, a qual também não prosperou. No inicio de 2018, iniciei uma nova parceria, atualmente em desenvolvimento.

 

Razões da insistência por parcerias: primeiro, acredito que unir métodos de trabalho é sempre bom. Segundo, o direito é um leque muito amplo e na minha concepção, essa profissão, assim como a medicina não permite clínico geral. Precisamos nos especializar em uma determinada área. E foi o que fiz: me especializei em Direito do Trabalho.

 

Pergunta frequente: Por que uma segunda graduação? A resposta é simples. Tudo que se faz na contabilidade é por meio de fontes do direito. Ou seja, leis, convenções, decretos, medidas provisórias etc. Como assim? Sim, nós, contadores, operamos o direito no dia a dia. Precisamos interpretar as leis. Ruzell, houve aproveitamento de disciplinas no curso de Direito? Sim! Aproveitei onze disciplinas da contabilidade. Quando fiz Ciências Contábeis, eram cinco anos. Com a mudança de grade da contabilidade para quatros anos, não saberia precisar quantas disciplinas se pode aproveitar atualmente.

 

Em relação ao do tópico do Direito, a dica é a seguinte: Fiquem atentos às demais áreas. Tenha interesse por conhecer Economia, Administração, Direito, ou qualquer outro curso. Pense além. “Não me agrada a zona de conforto... Hoje mesmo, me vi confortável e logo inventei um problema para resolver! É sempre bom ter uma causa para lutar! É imprescindível ter uma causa para lutar!” Renato Broz.


 

 

Copyrights © 2019 Equipe Internet - Todos direitos reservados.Universidade Católica de Goiás - Brasil
Av. Universitária 1.440 - Setor Universitário - Goiânia - GO - CEP 74605-010
anuncio