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ADRIANA RODRIGUES FERREIRA
Curso de Propaganda e Publicidade

 

 


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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE COMUNICAÇÃO CURSO PUBICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMUNICAÇÃO CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Comunicação, doravante Estágio Supervisionado, a ser cursado no sexto semestre da graduação em Publicidade e Propaganda. Art. 2º. O Estágio Supervisionado constitui disciplina curricular obrigatória e para cursá-la o aluno deverá ingressar, como estagiário, em uma instituição/campo de estágio conveniada com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde desenvolverá projeto na área de Comunicação Interna, Institucional ou Mercadológica. § 1º. O aluno deverá cumprir o mínimo de trezentas horas de estágio na empresa/instituição campo de estágio. § 2º. Poderão se constituir em campos de Estágio Supervisionado organizações legalmente constituídas, exceto Microempreeendedor Individual, que apresente possibilidade de atuação inerentes à área de Comunicação (Interna, Institucional ou Mercadológica). Esses campos estão assim constituídos: a) Campos de estágio internos: unidades da PUC-GO d) Campos de estágio externos: organizações do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, § 3º. Os campos de estágio internos da PUC-GO serão aprovados pela Coordenação de Estágio do curso e oficializados mediante comunicação interna (declaração assinada pela unidade/órgão ofertante da vaga de estágio). § 4º. Os campos de estágio externos serão aprovados pela Coordenação de Estágio do curso de Publicidade e Propaganda e oficializados mediante convênios diretos com a PUC-GO, ou intermediados pelos agentes de integração empresa-escola (Ex.: IEL, CIEE). CAPÍTULO II – DO CONVÊNIO ENTRE A PUC E AS EMPRESAS CAMPO DE ESTÁGIO Art. 3º. Para conhecer as empresas campo de estágio já conveniadas à PUC o aluno deve consultar a Lista de Empresas disponível na Coordenação de Estágio do curso. Art. 4º. Para estagiar em empresa já conveniada à PUC o aluno deverá requerer à mesma Ofício de Oferta de Vaga. O modelo de Ofício pode ser conseguido junto à Coordenação de Estágio. § 1º. Este Ofício deve ser encaminhado à Coordenação de Estágio do curso, que emitirá parecer de aprovação ou não da empresa como campo válido de estágio para o curso de Publicidade e Propaganda. § 2º. Se a empresa for aprovada como campo de estágio a Coordenação de Estágio do curso entregará ao aluno o Termo de Compromisso para preenchimento em três vias, que devem ser assinadas pela empresa concedente do estágio, pelo aluno e pela Coordenação de Estágio do curso. § 3º. O aluno deverá entregar uma via do Termo de Compromisso à Coordenação de Estágio do curso, encaminhar outra à empresa campo de estágio e arquivar consigo a terceira. § 4º. Em caso de não aprovação da empresa como campo de estágio, o aluno deverá procurar outra empresa em que possa desenvolver o estágio. Art. 5º. Se a empresa em que o aluno deseja estagiar não for conveniada à PUC deverá ser providenciada a celebração do convênio. § 1º. Para providenciar a celebração de convênio de estágio de uma empresa ainda não cadastrada junto à PUC, o aluno deverá proceder da seguinte forma: a) Solicitar à empresa a ser conveniada Ofício de Solicitação de Convênio de Estágio. O modelo de Ofício pode ser conseguido junto à Coordenação de Estágio do curso. b) Providenciar fotocópia dos seguintes documentos: Contrato Social ou equivalente, Identidade e CPF do responsável pela empresa a ser conveniada (o nome deste deve constar no Contrato Social). c) Entrar no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e imprimir o “Cadastro de Pessoa Jurídica” da empresa a ser conveniada. Para tal deve-se proceder da seguinte forma: 1) dentro do site clicar em “Empresa”, 2) clicar em “Cadastro CNPJ”, 3) ir ao item “Consultas” e clicar em “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, 4) preencher o campo aberto com o CNPJ da empresa a ser conveniada, 5) clicar em “Consultar” 6) solicitar a impressão do documento. d) Encaminhar o Ofício, as fotocópias e o Cadastro de Pessoa Jurídica à Coordenação de Estágio do curso. § 2º. Após o recebimento dessa documentação a Coordenação de Estágio do curso emitirá parecer de aprovação ou não da empresa como campo válido de estágio para o curso de Publicidade e Propaganda. § 3º. Em caso de não aprovação o aluno deverá procurar outra empresa em que possa desenvolver o estágio. § 4º. Em caso de aprovação, o aluno deverá encaminhar a documentação à Assessoria de Estágio e Monitoria (ASSEM – Área IV, Bloco G. Fone: 3946 -1187) § 5º. No ato da entrega da documentação à ASSEM o aluno deverá solicitar ao recebedor que assine e date a Declaração de Entrega de Documentos. Essa Declaração deverá ser entregue à Coordenação de Estágio do curso § 6º. Após receber a Declaração de entrega de Documentos, a Coordenação de Estágio do curso entregará ao aluno o Termo de Compromisso para preenchimento em três vias, que devem ser assinadas pela empresa concedente do estágio, pelo aluno e pela Coordenação de Estágio do curso. § 7º. O aluno deverá entregar uma via do Termo de Compromisso à Coordenação de Estágio do curso, encaminhar outra à empresa campo de estágio e arquivar consigo a terceira. § 8º. O estágio não estabelece vínculo empregatício entre o estudante e a empresa concedente de estágio. § 9º. O estagiário poderá receber da concedente de estágio uma Bolsa de Complementação Educacional. Art. 6º. Após entrega do Termo de Compromisso à Coordenação de Estágio do curso o aluno estará apto a, com a orientação do Orientador, dar início ao Projeto de Estágio. CAPÍTULO II – DO FUNCIONAMENTO DO ESTÁGIO Art. 7º. Somente poderá tomar participação nas atividades referentes ao Estágio Supervisionado o aluno devidamente matriculado na disciplina e com Termo de Compromisso de Estágio devidamente assinado e entregue à Coordenação de Estágio do Curso. Art. 8º. Para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado o aluno contará com supervisão acadêmica e profissional. § 1º. O Supervisor Acadêmico, doravante Orientador, é o professor da disciplina de Estágio Supervisionado responsável por acompanhar e avaliar o desenvolvimento do projeto de estágio, de forma a assegurar o cumprimento do plano de ensino da disciplina. Para tanto, reunir-se-à com o aluno em dias e horários previamente estabelecidos pela coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda. § 2º. O orientador manterá registro atualizado das orientações a fim de conferir clareza ao processo de avaliação. § 3º. As orientações serão registradas como frequência à disciplina Estágio Supervisionado. O aluno que apresentar frequência às orientações inferior a 75% da carga horária da disciplina será reprovado. § 4º. O Supervisor Profissional é o profissional que atua na instituição concedente do estágio, acompanhando e orientando o desenvolvimento prático das atividades referentes ao estágio. CAPÍTULO III – DA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO Art. 9º. O desenvolvimento do Projeto de Estágio será acompanhado e avaliado pelo Orientador por meio da produção de Parciais cujos conteúdos atenderão ao roteiro apresentado no Anexo 1 deste documento. Art. 10º. Cada Parcial entregue ao Orientador será corrigida pelo mesmo e receberá nota de zero a dez. § 1º. Cada Parcial deverá ser entregue ao Orientador em data definida pelo mesmo. A não observância ao prazo estipulado pelo Orientador dá ao mesmo o direito de registrar zero como nota da Parcial não entregue. § 2º. Para atribuição de nota a cada uma das Parciais o Orientador considerará: a) A qualidade da redação (coesão, coerência, acentuação gráfica, pontuação, concordância verbal e nominal e demais normas gramaticais e de atendimento ao padrão culto da Língua Portuguesa) b) O atendimento às normas de elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos (capa, margens, espaçamento entre linhas, tamanho da fonte, redação de títulos e subtítulos etc) c) A qualidade do conteúdo apresentado. (consistência das informações, desenvolvimento do raciocínio, fundamentação teórica, estabelecimento da relação teoria/prática etc.) Art. 11º. Ficará impedido de progredir com o Projeto o aluno que queira submeter uma Parcial já corrigida à nova avaliação do Orientador. Assim, o Orientador só receberá uma Parcial por vez para correção. Art. 12º. A soma das notas das parciais desenvolvidas dividida pelo número de parciais produzidas pelo aluno constituirá a N1. Art. 13º. A N2 será a nota atribuída pelo Orientador ao projeto de estágio finalizado e entregue ao mesmo em data estabelecida pela Coordenação de Estágio do Curso e comunicada antecipadamente ao aluno. Art. 14º. Em data estabelecida pela Coordenação de Estágio e previamente informada aos alunos, cada orientando deverá entregar ao seu orientador a seguinte documentação de finalização do estágio: a) Declaração de Realização de Estágio: documento em que a empresa concedente informará a quantidade de horas cumpridas pelo aluno durante a realização do estágio. O modelo da Declaração pode ser conseguido junto à Coordenação de Estágio. Para fins de aprovação o aluno deverá realizar em campo o mínimo de 300 horas de estágio. b) Relatório Final de Estágio: documento que o aluno deverá preencher com a síntese do que foi desenvolvido em cada mês de estágio. O documento deve ser assinado pela empresa campo de estágio, pelo aluno, pelo orientador e pela Coordenação de Estágio do curso. O Orientador encaminhará esse documento ao aluno para o devido preenchimento no ato da entrega do Projeto finalizado corrigido. § 3º. A não entrega da Declaração de Realização do Estágio e do Relatório Final do Estágio na data estabelecida pela Coordenação de Estágio do Curso impedirá o lançamento das notas do aluno no diário acadêmico. Art. 15º. Será aprovado em Estágio Supervisionado o aluno que: a) Obtiver média entre N1 e N2 igual ou superior a cinco, b) Apresentar frequência mínima de 75% à disciplina, c) Estiver com a documentação referente à formalização do Estágio em dia, conforme datas definidas pela Coordenação de Estágio do Curso. CAPÍTULO IV - DO PROJETO DE ESTÁGIO Art. 16º. O aluno devidamente matriculado na disciplina Estágio Supervisionado e em dia com a documentação de formalização do mesmo, deverá desenvolver, sob orientação de professor definido pela Coordenação do curso, Projeto de Estágio conforme o roteiro presente no Anexo I. CAPÍTULO V - DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 17º. Quaisquer dúvidas referentes à realização do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda deverão ser apresentadas à Coordenação de Estágio do Curso. Profa. Adriana Rodrigues Ferreira Coord. Publicidade e Propaganda ANEXO I ROTEIRO PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 1.1 DADOS CADASTRAIS a) Nome fantasia: b) Tipo de negócio: (Ex.: restaurante de comida típica goiana) c) Missão d) Visão: e) Endereço: f) Site: g) Breve histórico: (o texto deste tópico deve informar: quando e onde a empresa surgiu. Quem foram os fundadores. Os momentos mais relevantes de sua trajetória) h) Histórico de comunicação: (o texto deste tópico deve informar as ações de comunicação já desenvolvidas pelo cliente) 1.2 PRODUTO/SERVIÇO O texto deste tópico deve descrever os produtos ou serviços que a empresa oferta ao mercado: características, preço, diferenciais etc. 1.3 PÚBLICOS DE INTERESSE O texto deste tópico deve informar quais são os públicos com os quais a empresa busca se relacionar para alcançar seus objetivos. 1.4 CONCORRENTES O texto deste tópico deve informar quais são os concorrentes diretos e suas principais características. 2. PROPOSTA DO PROJETO 2.1 NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO DA EMPRESA O texto deste tópico deve informar a necessidade de comunicação da empresa a qual o projeto visa atender, deixando claro qual seja o problema ou a oportunidade de comunicação a ser trabalhada. 2.2 ESTRATÉGIA PROPOSTA Este tópico deve informar a estratégia de comunicação a ser adotada para atender à necessidade da empresa, descrita no item anterior. A apresentação da mesma deve ser seguida de defesa que justifique ser a estratégia proposta a melhor solução de comunicação para a realidade da empresa campo de estágio. 2.3 FUNDAMENTAÇÃO Essa parte do Projeto é dedicada à discussão teórica sobre os temas relacionados à estratégia proposta, de forma a elucidar conceitos e procedimentos relacionados à mesma. 3. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Neste item deve ser apresentado o projeto em si, descrito passa a passo, em formato de plano de ação. Importante: Além desses capítulos o trabalho deverá apresentar: Resumo, Sumário, Introdução, Conclusão e Lista de Referências.


 

 

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