Site Docente
ERIKSON CUSTODIO ALCANTARA
Departamento de Enfermagem

 

 


Publicações

Adaptador bocal: um velho conhecido e tão pouco explorado nas medidas de função pulmonar

Introdução: Testes funcionais não invasivos têm sido desenvolvidos e utilizados para avaliação de função pulmonar, contribuindo para um melhor entendimento da fisiologia respiratória em indivíduos normais e auxiliando no diagnóstico funcional da função pulmonar precocemente, bem como na tomada de decisões terapêuticas. Nesse sentido, a ventilometria tem sido utilizada por ser um recurso de fácil acesso e interpretação e por fornecer informações importantes acerca da mecânica respiratória e sua utilização pode ser feita diretamente pelo bocal do aparelho ou por meio de um adaptador bocal descartável acoplado ao ventilômetro. Objetivo: avaliar medidas de função pulmonar e comparar os valores de volume corrente, volume minuto, frequência respiratória e capacidade vital lenta de mulheres saudáveis com e sem adaptador bocal. Métodos: Trata-se de um estudo transversal do qual participaram 50 mulheres saudáveis, com idade entre 18 e 30 anos. As voluntárias foram submetidas a duas avaliações de medidas de função pulmonar através do equipamento ventilômetro, sendo três mensurações sem o adaptador e três com o adaptador bocal. Para a análise estatística foram utilizadas as médias das três mensurações em cada avaliação e considerado nível de significância de 5%. Resultados: As mensurações dos volumes pulmonares e capacidade vital lenta apresentaram diferenças estatisticamente significativas com o adaptador bocal (p < 0,05), com diminuição dos volumes pulmonares e da capacidade vital lenta em mais de 73% das voluntárias estudadas. Conclusões: Os resultados demonstram que o adaptador bocal subestima os valores de função pulmonar em 73%, com significância estatística para todas as medidas de função pulmonar avaliadas. As mensurações da frequência respiratória, assim como da capacidade vital lenta sem o adaptador e com o adaptador bocal, apresentaram forte correlação linear. Revista: ASSOBRAFIR Ciência. 2012 Dez;3(3):43-53

Saturação periférica de oxigênio em adultos com diferentes cores de esmaltes de unha

::link::
Esta publicação esta na Revista ASSOBRAFIR Ciência, do mês de dezembro de 2011, volume: 2, número: 2, páginas: 37 a 46, ISSN: 2177-9333.

Perfil epidemiológico de clientes de um serviço de reabilitação pulmonar em Goiânia, Goiás.

::link::
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 149, Octubre de 2010. http://www.efdeportes.com/ Lecturas Educación Física Y Deportes (Buenos Aires) ISNN: 1514-3465

Avaliação da distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos em diferentes idades, índices de massa corporal e gêneros de pneumopatas assistidos em um serviço de fisioterapia respiratória de Goiânia - Goiás.

::link::
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 148, Septiembre de 2010. http://www.efdeportes.com/ Lecturas Educación Física Y Deportes (Buenos Aires) ISNN: 1514-3465

Estudo das Complicações Pulmonares e VNI no Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca

::link::
Esta é uma publicação na Revista de Medicina de Minas Gerais - RMMG.Volume: 19, Número: 1, páginas: 5-12, 2009.

Central de Ventiladores Mecânicos: Organização, Segurança e Qualidade

::link::
Esta é uma publicação na Revista Brasileira de Terapia Intensiva - Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB. Volume: 19, Número: 4, Outubro/Dezembro de 2007.

Avaliação da Qualidade de Vida Após Infarto Agudo do Miocárdio e sua Correlação com o Fator de Risco Hipertensão Arterial

::link::
Esta é uma publicação na Revista Brasileira de Hipertensão - Brazilian Journal of Hypertension. Volume: 14, Número: 2, Abril/Junho de 2007.

Qualidade de Vida após Infarto Agudo do Miocárdio: Avaliação com os Questionários Mac New QLMI e SF-36

::link::
Esta é uma publicação na revista online da Sociedade Brasileira de Cardiologia, está disponivel no site www.cardiol.com.br , entre em publicações (teses, mestrado e doutorado) e é só digitar o título do estudo ou o meu nome.

Fatores de Risco para Síndromes Coronarianas e Descrição dos Questionários de Qualidade de Vida Mac New QLMI e SF-36

::link::
Caracterização dos fatores de risco para síndromes coronárianas, atualizados, e descrição de instrumento específico e genérico para avaliar a qualidade de vida de cardiopatas e sua importância.

Cuidados Respiratórios Y Tecnologías Aplicadas

::link::
Esta não é exatamente uma publicação de um artigo, aqui pertenço ao corpo editorial da Revista Internacional de Cuidados Respiratórios Y Tecnología Aplicadas - Journal of Respiratory Care And Applied Technology. Aqui desempenho trabalho como revisor de estudos relacionados a cuidados respiratórios para possível publicação neste jornal.


 

 

Copyrights © 2019 Equipe Internet - Todos direitos reservados.Universidade Católica de Goiás - Brasil
Av. Universitária 1.440 - Setor Universitário - Goiânia - GO - CEP 74605-010
anuncio