Site Docente
JOSE CARLOS LIBANEO
Departamento de Educação

 

 


Publicações


Que são habilidades intelectuais?


Didática: velhos e novos temas


DIDÁTICA E TRABALHO DOCENTE – É POSSÍVEL MELHORAR AS AULAS NO ENSINO SUPERIOR?


VALERÁ A PENA INVESTIR DINHEIRO PÚBLICO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL?


A ESCOLA BRASILEIRA EM FACE DE UM DUALISMO PERVERSO: ESCOLA DO CONHECIMENTO PARA OS RICOS, ESCOLA DO ACOLHIMENTO SOCIAL PARA OS POBRES



O DECLÍNIO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: APONTAMENTOS PARA UM ESTUDO CRÍTICO


A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender:a Teoria Histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov

O artigo expõe a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov, com base no texto desse autor: "Problems of developmental teaching".

A DIDÁTICA E AS EXIGÊNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: FORMAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA E DEMANDAS DAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS

O texto trata das tensões existentes no campo da educação entre a exigência social e democrática da escolarização formal e as formas de organização da escola para acolher e lidar com as diferenças individuais e sociais.

Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia crítico-social dos conteúdos

Breve histórico, fundamentos epistemológicos e pedagógicos da PCSC. A proposta didática.

ALGUNS ASPECTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO GOVERNO LULA E SUA REPERCUSSÃO NO FUCIONAMENTO DAS ESCOLAS

Análise crítica de aspectos da politica educacional do Governo Lula, especialmente em relação à Educação Básica.

TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E METODOLOGIA DE ENSINO: PARA APRENDER A PENSAR GEOGRAFICAMENTE

Texto sobre metodologia de ensino, aplicado ao ensino superior, tomando como exemplo o ensino de Geografia.


 

 

Copyrights © 2019 Equipe Internet - Todos direitos reservados.Universidade Católica de Goiás - Brasil
Av. Universitária 1.440 - Setor Universitário - Goiânia - GO - CEP 74605-010
anuncio